A Obstetrícia é a área da medicina que estuda a gestação da mulher. Investiga a gravidez, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.
Ao perceber-se grávida, é importante procurar reconhecer seus novos limites. A gestante leva um tempo para entender e aceitar que sua condição cardiovascular, sua respiração, sua postura, suas necessidades nutricionais, seu caminhar, seu apetite sofrem momentâneas e progressivas modificações.
Comece por estabelecer regras em sua vida. Sabemos que, na correria do dia-a-dia, muitas vezes torna-se hábito pular refeições, desrespeitar horários, não valorizar cansaço ou alguma situação de estresse. A gestante deve estar atenta ao fato de que sua saúde física e mental afeta diretamente a saúde de seu filho. Portanto, crie uma disciplina que lhe permita assegurar que sua vida fique, o mais que possível, próxima do que se considera normal e equilibrado.
O conceito de normal e equilibrado, para a grávida, significa um conjunto de ações que garanta o suprimento, de forma adequada, de todas as necessidades básicas do ser humano. Há uma série de acometimentos que podem determinar que uma gestação de baixo risco passe a ser uma gestação de alto risco.
A duração de uma gestação saudável é de, em média, 40 semanas, com uma variação normal entre 37 (marco da gestação de termo) e 42 semanas.
Sinais do trabalho de parto
O principal sinal de que o trabalho de parto está começando é o aumento gradativo da frequência das contrações e o endurecimento da barriga. Quando o espaçamento entre elas se torna de, em média, 5 minutos, é hora de procurar o médico. Não é necessário cronometrar o tempo das contrações. Porém, ao notar que elas estão muito recorrentes e pouco espaçadas, procure o seu obstetra.
O rompimento da bolsa também é um sinal muito evidente, pois deságua um líquido claro, transparente e quase sem cheiro. Quando isso acontece, é importante acionar o médico também, mas lembre-se que há tempo para ir com calma, tomar um banho, mas tente chegar ao hospital em um intervalo de 3h a 3h30.
Escolha do tipo de parto
A equipe médica trabalha em uma abordagem de compreender que a paciente sabe o que é melhor para ela. No caso de escolha pelo parto normal, a Dra. Patrícia Varella realiza todo o aconselhamento necessário para que a paciente saiba a hora certa de procurar o médico.
Em caso de cesárea, a intervenção é agendada de acordo com os sinais que o bebê dá de que ele quer nascer. Ou seja, sempre o processo é realizado estando ao lado da família e nunca forçando nada.
Analgesia e Obstetrícia
Ao longo do trabalho de parto, as contrações vão se tornando mais frequentes, intensas e dolorosas. A analgesia é o processo realizado pelo anestesista, após uma avaliação muito cuidadosa, de suporte à paciente com medicamentos para a redução das dores, sem prejuízos para a mãe e a criança. A medida é realizada segundo o desejo da paciente, sendo baseada em uma prática médica cuidadosa e embasada cientificamente. O objetivo da analgesia é evitar o sofrimento da mãe e do bebê.